top of page

Como saber o que está tocando na noitada e acertar de vez na playlist como DJ.

Vamos aprender de uma vez por todas como não se enrolar na hora de fazer sua “caça” por músicas.

Primeiro de tudo: no cenário atual para o DJ, fica cada vez mais difícil peneirar suas tracks para montar aquela playlist perfeita porque a quantidade de lançamentos é absurdamente alta.

Mas vamos começar pelos estilos “gerais”, como costumo chamar. Nesse quesito, ainda recomendo muito o site billboard.com. Pra quem não conhece, vale se inteirar:

A Billboard surgiu em 1894, nos Estados Unidos, como revista dedicada a anúncios de entretenimento (“bill boards”). Na década de 1930, lançou seus primeiros rankings de músicas, que evoluíram em 1958 para o célebre Billboard Hot 100. Desde então, suas paradas viraram termômetro global de sucesso: refletem vendas físicas, streaming, execução em rádios e impacto cultural. Artistas usam‑nas como métrica de performance; gravadoras, para estratégias de lançamento; e fãs, para medir tendências. Em poucas palavras, a Billboard dita quem lidera — e quem vai liderar — a cena musical mundial.

Como montar playlist para ser um DJ Profissional. CDJ DDJ Curso de DJ RJ Rio de Janeiro Barra da Tijuca
Quanto mais você investir no tempo da arrumação da músicas, mais otimizado será o momento em que você tiver tocando.

Com essa referência em mente, vamos à minha segunda técnica. Adoro aquela “caça” trabalhosa, porque é ela que realmente dá resultado, e o método é simples: depois de abrir os Top 100 anuais da Billboard, escolha um ano aleatório — digamos 1997 —, veja as músicas que bombaram e comece a procurar versões House Mix, Remix, Extended Mix… Pode apostar que muita coisa boa aparece daí.

Claro, no curso mostramos outros caminhos, mas, só com essas dicas, você já resolve boa parte dos seus problemas. E, convenhamos, também deixamos aquele gostinho de “quero mais” pra você se tornar nosso aluno.

Quer aprender todos os nossos “segredos”? Inscreva‑se já no Curso de DJ iGroove.

Por Michael Müller



Comments


bottom of page